
ANNA PEDOTE

Eu, Anna Maria Pedote, nasci em 25 de outubro de 1939.
Minha mãe Maria descendia de italianos de Florença e meu pai Vito, oriundo do sul da Itália, Bari.
Éramos 4 irmãos, 3 homens e só eu de mulher. O caçula era o mais próximo de mim nas brincadeiras. Como única mulher, fui uma criança e adolescente muito tolhida, pois uma menina não tinha acesso a vida como os meninos.
Fui criada para ser cuidadora dos meus pais, meus irmãos, ser esposa e mãe.
Enquanto meus irmãos puderam escolher uma faculdade, fiz o que era o tradicional na época: me formei no Normal.
Depois do nascimento dos meus 3 filhos, comecei a praticar yoga. Me identifiquei e depois de anos de prática, fui fazer o curso de formação de professora, no Instituto de Yoga Narayana. O único que havia no Brasil na época.
Era um curso rígido, ético e disciplinar. Poucos chegavam no final.
Tenho orgulho por essa formação. Logo comecei a dar aula, ministrei cursos para professores e criei um curso de yoga terapia para a coluna.
A partir desse trabalho, senti a necessidade de ter uma formação em terapia corporal, para atingir pessoas que ainda não tinham capacidade física ou emocional para yoga em grupo.
Fiz cursos com linhas que tinham o mesmo objetivo entre si. Entre eles, o curso de cadeias musculares, com Bertazzo; Feldenkrais; Toque Sutil, com Petor Sandor e terminei fazendo o curso de Psicossomática psico analítica, no CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos.
Trabalhei 25 anos com yoga e terapia corporal e me aposentei com 70 anos. Sinto-me realizada como profissional e hoje estou feliz por ter vocês como novos amigos e companheiros.
