ENCONTROS INTERGERACIONAIS
Encontros Intergeracionais são atividades previamente preparadas, reunindo idosos e jovens, tendo em vista a troca de relatos de experiência entre esses diferentes grupos etários. Nos encontros intergeracionais, os velhos narram suas histórias de vida aos mais jovens, bem como respondem a perguntas de seu interesse sobre diferentes aspectos do tema em foco. As dinâmicas dos encontros permitem, muitas vezes, a inclusão de temáticas paralelas, porém sempre tendo como fio condutor a experiência dos idosos. Trata-se de um momento em que o conhecimento acumulado pelas antigas gerações é oferecido aos mais jovens, propiciando-lhes, ao mesmo tempo, um contato direto, especialmente educativo, sobre modos de relação com os idosos e vice-versa. Trata-se, assim, de oportunizar interlocuções significativas, com potencial de transformar relações sociais concretas entre gerações.
FOTOS
Os relatos das brincadeiras e brinquedos reuniram a experiência dos participantes em torno de objetos, espaços, situações, pessoas presentes nas memórias dos velhos. Esse tema é especialmente socializador dado que adolescentes e jovens já constituíram, eles próprios, uma memória afetiva consistente sobre o brincar em suas vidas, favorecendo as trocas entre tempos tão distintos.
"Histórias que nos contaram na infância" foi o fio condutor inicial dos relatos de experiência. Lendas urbanas, contos de tradição oral, as narrativas de autores infantis clássicos (como Monteiro Lobato) foram sendo mesclados ao tema, resultando em amplo painel de memórias dos grupos.